Título: O Mar Infinito (2º volume da trilogia 5ª Vaga)
Autor: Rick Yancey
Sinopse: Vê aqui
Lançamento: 2015
Editora: Editorial Presença
Tradutor: Miguel Romeira
Quando me ofereceram este livro, eu já tinha visto o filme, A Quinta Onda, baseado no 1º volume. Arrisquei ler o segundo apenas com os conhecimentos que tinha do filme. Consegui entender tudo. É um livro com uma escrita pessoal, íntima e que nos prende, principalmente na segunda parte, com o mistério dos "Outros". O tradutor está de parabéns.
Os "Outros" invadiram-nos e estão a vencer-nos. Podiam fazê-lo com uma pedra suficientemente grande que, ao entrar na atmosfera terrestre, nada poderíamos fazer para impedir o genocídio em massa, MAS não... A extinção veio por ondas:
- ª Adeus tecnologia! Tem um carro, um computador topo de gama e, quem sabe, um telemóvel tão grosso como uma resma de papel? Desafio-o a conseguir usá-los.
- ª O Terramoto! Só nos primeiros minutos, a maioria das cidades costeiras desapareceram... Isso mesmo! Adeus, Portugal.
- ª A gripe mais perigosa do mundo. Milhares de milhões morreram nas semanas que se seguiram...
- ª Tomar Corpos Humanos. Adeus confiança... Adeus humanidade.
- ª Crianças soldados. Os mais novos são mais fáceis de enganar, de manipular. Adeus...adultos.
- ª Ainda por descobrir....
O enredo é coeso e fluido, distribuído em breves capítulos, o que nos permite ler aqui e ali, sempre que temos uns minutinhos livres. Facilmente diria que foi um português que escreveu isto. Os tradutores profissionais são muitas vezes esquecidos e têm um papel fulcral na indústria livreira.
É um livro que recomendo para jovens. Portanto, se estiver a decidir que presente oferecer aos afilhados, A Quinta Onda e o Mar Infinito são uma ótima escolha. Como Thriller não tem idades, mas o romance e a maioria das personagens existentes limitam o público alvo para os 10-25 anos.
Vou concluir este mês o terceiro e último volume. Sairá ainda esta semana a impressão que tenho dos primeiros capítulos!
Sem comentários:
Enviar um comentário