Para concluir o grande Dia Mundial do Livro, a Betrand anunciou os estimados vencedores da 2ª edição do primeiro prémio atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand.
Este prémio tem como fim distinguir os melhores livros publicados em 2017, segundo 3 categorias:
- Melhor Livro de Ficção Lusófona, cuja obra vencedora é "Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água", de António LoboAntunes e publicado pela Dom Quixote;
- Melhor Livro de Ficção de Autores Estrangeiros, com o livro vencedor "Homens sem Mulheres", de Haruki Murakami e publicado pela Casa das Letras;
- Melhor Reedição de Obras Essenciais da Literatura Lusófona ou Universal, onde o título vencedor foi "Os Miseráveis", de Victor Hugo e cujo primeiro volume foi publicado pela Relógio D’Água.
Que pensas dos vencedores? A Bertrand divulgou ainda os classificados em segundo e terceiro lugares:
- Ficção lusófona: o 2.º lugar coube a "Isabel de Aragão – Entre o Céu e o Inferno", de Isabel Stilwell (Manuscrito Editora) e o 3.º lugar a "Hoje Estarás Comigo no Paraíso", de Bruno Vieira do Amaral (Quetzal Editores);
- Ficção de autores estrangeiros: o 2.º lugar a "Origem", de Dan Brown (Bertrand Editora) e o 3.º lugar a "Para Lá do Inverno’, de Isabel Allende (Porto Editora).
- Reedição de obras essenciais da literatura lusófona ou universal: em 2.º lugar "A Sibila", de Agustina Bessa-Luís (Relógio D’Água) e em 3.º lugar o"Meia-Noite ou o Princípio do Mundo", de Richard Zimler (Porto Editora).
Esta edição contou com milhares de votos e uma participação 22% superior à do ano passado. Também houve o dobro de obras a concorrer ao prémio (119 títulos face aos anteriores 55).
Sem comentários:
Enviar um comentário