Título: A Livraria (The Bookshop)
Realizador: Isabel Coixet
Estreia: 21 de junho de 2018
Trailer & Sinopse: Em anexo
Idade que Recomendamos: +14 anos (maturidade)
Género: Drama e Romance
Para além da beleza cénica e temporal, "A Livraria" exprime a paixão pela leitura. O elenco principal interpretou garbosamente.
Com todos os filmes que se encontram no cinema, "A Livraria" pode passar desapercebida. Todavia, merece mais atenção. Não só é uma produção europeia (Alemanha, Espanha e Reino Unido), como expõe uma época de costumes e valores quase centenária.
Fugindo ao tema exaustivo e deprimente da pós-guerra, a protagonista viúva, Florence Green (Emily Mortimer), reencontra o ânimo junto dos livros. Humilde e determinada, Florence presenteia-nos com um conjunto de metáforas que, embora decorridas na sociedade dos anos 60, encaixam como uma luva no nosso quotidiano. Sublinho a personalidade extremamente bondosa da protagonista que, embora não considere um defeito, pode incomodar alguns olhares (o seu caráter afável expõe-na a várias situações de ignorância facilmente evitáveis).
O final é um aspeto a enaltecer. O pior que podia ter acontecido, aconteceu. Porém, o desfecho não deixou de ser belo, ou de deter uma felicidade serena (existente em quase todo o filme). Como é presumível, "A Livraria" tem as suas pausas e monotonias, que conferem outra das qualidades mais apreciadas: os pormenores. São várias as vezes em que nos encontramos a imaginar sensações, como o cheiro do bolo ou o toque áspero da capa do livro; e ainda outras impressões que só se costumam vivenciar nos livros.
Por fim, falta referir a elegância do elenco. Podemos resumi-lo a três atores principais, cada um responsável por um aspeto fulcral. Um salve especial a este trio: Patricia Clarkson, Bill Nighy e, claro, Emily Mortimer.
"A Livraria" apresenta uma perspetiva realista, serena e agradável duma sociedade passada. Se és um leitor ávido, este filme deve fazer parte dos teus planos de fim de semana.
Sinopse | A LIVRARIA
Baseado na novela homónima de Penélope Fitzgerald, conta a história de Florence Green, uma viúva que decide abrir uma livraria em Hardborourgh, uma tranquila localidade inglesa, nos anos 50.
Com a ajuda da sua amiga Christine, Florence escolhe uma antiga casa da aldeia para abrir o seu estabelecimento, o que incomoda alguns dos locais, nomeadamente a Violet Gamart, uma mulher difícil que tudo tentará para comprometer o projeto.
Apesar de tudo, graças ao seu novo trabalho, Florence encontrará o Sr. Brundish, um fiel cliente da livraria com quem estabelecerá um relacionamento especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário